EMPREENDIMENTO QUE MAIS DEMANDA LIDERANÇA
“A igreja é o empreendimento que mais demanda liderança em toda a sociedade. Em organizações voluntárias (como é o caso da igreja), o que funciona é liderança em sua forma mais pura: influência. Seguidores em organizações voluntárias não podem ser arrastados a bordo. Se o líder não tem influência sobre eles, eles não o seguirão. (John C. Maxwell)”.
***
A CONQUISTA DA VERDADEIRA LIDERANÇA
“A verdadeira liderança não pode ser concedida, indicada ou atribuída. Ela é fruto unicamente da influência, e isso não pode ser dado. Precisa ser conquistado. A única coisa que um título pode comprar é um pouco de tempo — para aumentar seu grau de influência sobre os outros ou para diminuí-lo (John C. Maxwell)”.
***

O QUE DE FATO FAZ UM LÍDER
“Não é a posição que faz o líder; é o líder que faz a posição (Stanley Huffty)”.
***
COMO IDENTIFICAR UM VERDADEIRO LÍDER
“Para identificar um verdadeiro líder, a tarefa pode ser muito mais fácil. Não dê atenção às alegações da pessoa de que ela é o líder. Não estude suas credenciais. Não confira seu título. Confira sua influência. A prova da influência está nos seguidores (John C. Maxwell)”.
***
O COMEÇO DA VERDADEIRA LIDERANÇA
“A verdadeira liderança sempre começa dentro da pessoa. Por isso, uma pessoa como Billy Graham consegue atrair cada vez mais seguidores com o passar do tempo. As pessoas conseguem sentir a profundidade do seu caráter. O caráter torna possível a confiança. E a confiança possível à liderança (John C. Maxwell)”.
***
LÍDER TEM SEGUIDORES
“Você só é líder se tem seguidores, e isso sempre exige o estabelecimento de relações — quanto mais profundo o relacionamento, mais forte o potencial de liderança (John C. Maxwell)”.
***
NÃO SE DEVE ASSUMIR LIDERANÇA SEM CONHECIMENTO
“O conhecimento, por si só, não faz de ninguém um líder, mas sem conhecimento ninguém pode assumir a liderança. A informação é vital para um líder. Você necessita de uma noção dos fatos, uma compreensão da dinâmica dos fatores e do momento e de uma visão do futuro (John C. Maxwell)”.
***
LIDERANÇA É INFLUÊNCIA
“Aquele que acha que lidera, mas não tem seguidores, está apenas dando um passeio.” Se você não conseguir influenciar as pessoas, então elas não o seguirão. E se as pessoas não o seguirem, você não é líder. É a lei da influência. Não importa o que as outras pessoas digam, lembre-se de que liderança é influência — nada mais, nada menos (As 21 irrefutáveis leis da liderança, John C. Maxwell)”.
***
LÍDERES SÃO APRENDIZES
“O que distingue os líderes dos seguidores é a capacidade de desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades.” Líderes de sucesso são aprendizes. E o processo de aprendizado é contínuo, resultado de disciplina pessoal e perseverança. O objetivo de cada dia deve ser um pouco melhor que o do dia anterior, assim é possível edificar a partir do progresso conquistado diariamente (As 21 irrefutáveis leis da liderança, John C. Maxwell)”.
***

ESTEJA PREPARADO
“O segredo do sucesso na vida é o homem estar pronto para seu momento quando ele chegar (Benjamin Disraeli)”.
***
“O boxe é uma boa analogia para o desenvolvimento de liderança, porque ele diz respeito à preparação diária. Mesmo uma pessoa com talento natural precisa se preparar e treinar para se tornar vitoriosa. Campeões não se tornam campeões no ringue, eles apenas são reconhecidos ali (As 21 irrefutáveis leis da liderança, John C. Maxwell)”.
***
O SUCESSO NÃO CHEGA DA NOITE PARA O DIA
“Se você quiser ser líder, a boa notícia é que você pode conseguir isso. Todos têm potencial, mas isso não acontece da noite para o dia. Isso exige perseverança. Liderança não é desenvolvida em um dia. Esse é um processo que se desenvolve durante toda a vida (John C. Maxwell)”.
***
O QUE É UM LÍDER
“Um líder é aquele que vê mais que os outros, vê mais longe que os outros e vê antes dos outros (Leroy Eims)”.
***
GRANDES PROFESSORES DA VIDA: OS SUCESSOS E OS FRACASSOS
“Todos os sucessos e fracassos que você já experimentou podem ser uma valiosa fonte de informações e sabedoria — se você permitir. Os sucessos ensinam o que você é capaz de fazer e geram confiança. Mas os fracassos, muitas vezes, oferecem lições mais importantes. Eles revelam suposições equivocadas, falhas de caráter, erros de avaliação e métodos de trabalho ruins. Ironicamente, muitas pessoas odeiam tanto seus fracassos que os escondem rapidamente, em vez de estudá-los e aprender com eles (John C. Maxwell)”.
***
NÃO QUEIRA CRÉDITOS DE FORMA ERRADA
“Não é certo uma pessoa receber o crédito quando são necessárias tantas pessoas para criar uma organização de sucesso (Jim Sinegal)”.
***

ESCULTE E APRENDA E DEPOIS LIDERE
“Líderes inexperientes são rápidos para liderar antes de saber algo sobre as pessoas que pretendem liderar. Mas os líderes maduros escutam, aprendem e depois lideram. Eles escutam as histórias do seu pessoal. Eles descobrem suas esperanças e seus sonhos. Eles se familiarizam com suas aspirações. E eles prestam atenção em suas emoções. A partir disso eles aprendem sobre as pessoas. Eles descobrem o que é valioso para elas. E, a seguir, lideram com base no que aprenderam. Quando agem assim, todos ganham — a organização, o líder e os seguidores (John C. Maxwell)”.
***
O RESULTADO DO LÍDER
“Em liderança o resultado final não é a que ponto nós chegamos, mas a que ponto nós levamos os outros. Albert Einstein, que recebeu o Prêmio Nobel de física em 1921, afirmou: “Apenas uma vida gasta com o serviço aos outros merece ser vivida (John C. Maxwell)”.
***
O FUNDAMENTO DA LIDERANÇA
“Qual importante é a confiança para um líder? É a coisa mais importante. Confiança é o fundamento da liderança. É a conexão que mantém unida uma organização. Os líderes não podem, repetidamente, quebrar a confiança das pessoas e continuar a influenciá-las. Simplesmente, isso não acontece. Como um líder gera confiança? Sendo, de forma consistente, um exemplo de competência, de conexão e de caráter. (John C. Maxwell)”.
***
COMO GRANJEAR RESPEITO
“Como os líderes granjeiam respeito? Tomando decisões importantes, admitindo seus erros e colocando aquilo que é melhor para seus seguidores e a organização acima de seus interesses pessoais (John C. Maxwell)”.
***
O VALOR DO RESPEITO PARA A LIDERANÇA
“As pessoas não seguem as outras por acaso. Elas seguem indivíduos cuja liderança elas respeitam. Quando as pessoas o respeitam como indivíduo, o admiram. Quando o respeitam como amigo, o amam. Quando o respeitam como líder, o seguem (John C. Maxwell)”.
***
VOCÊ PRECISA SABER QUE SABE
O líder precisa saber, precisa saber que sabe e precisa ser capaz de deixar absolutamente claro para todos os que o cercam que ele sabe. (Clarence B. Randall)
***
O TOQUE DE EMOÇÃO
“Você não consegue colocar as pessoas em ação a não ser que, antes, as toque com a emoção. O coração vem antes da mente. Você cria credibilidade com as pessoas quando se liga a elas e mostra que realmente se interessa e quer ajudá-las. Como resultado, elas normalmente reagem do mesmo jeito e querem ajudar você. (John C. Maxwell)”.
***
TODO LÍDER PRECISA DE UMA EQUIPE DE PESSOAS
“Vocês podem fazer coisas que eu não posso. Eu posso fazer o que vocês não podem. Juntos, podemos fazer grandes coisas (Madre Teresa)”.
***

O LÍDER DEVER SER EXEMPLO
“O líder deve dar exemplo (2 Ts 3.9). O que o líder faz é mais importante do que aquilo que ele diz. O líder deve ser exemplo na assiduidade, na pontualidade, na conduta, na direção da obra, na renúncia, na abnegação, na resignação, na dedicação àquilo que faz para Deus e, enfim, na retidão em tudo. Se algum líder não é exemplo nessas coisas, ele não é um líder cristão, mas uma pedra de tropeço” (Pr. Antonio Gilberto).
***
O LÍDER DEVE SER ORGANIZADO
“É preciso, ter organização. Em Provérbios 24.27, lemos que o líder deve ser uma pessoa organizada na vida, na família e no trabalho. A organização na vida do líder começa pelo seu planejamento organizado e antecipado. Lembremos que Jesus vivia e trabalhava segundo um plano seu” [Jo 2.4; 6.6; 17.1] (Pr. Antonio Gilberto).
Fonte: Matéria Liderança Cristã – Escola Bíblica ECB

Postar um comentário

Receba Estudos Bíblicos, Lições Dominical e Novidades! É Grátis. Digite seu E-mail e  clique em Enviar:


Em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação.
 
Top